Informações úteis sobre o ENEM e algumas dicas de estudos.

Hoje estou aqui para falar com vocês sobre algumas informações úteis do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e algumas dicas de estudos. Elas foram garimpadas em alguns sites de estudos e compactadas para facilitar a leitura. Fiquem atentos as dicas e bons estudos.

DICAS QUE ANTECEDEM A PROVA.

Após fazer a inscrição no ENEM é importante saber que:

  1. Mantenha os dados de contato (e-mail e telefone) atualizados, pois o Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame.
  2. Imprimir o cartão de confirmação na página do Candidato. É importante observar as seguintes informações: (número de inscrição / data, hora e local da prova).
  3. O Exame é composto por quatro provas objetivas – 45 questões cada e uma redação;

5 de novembro de 2016 (sábado)

– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)

Com duração de 4 horas e 30 minutos.

6 de novembro de 2016 (domingo)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);

– Redação e;

– Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

 NO DIA DA PROVA FIQUE ATENTO

“Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões”.

Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança é realizada. As provas têm início às 13h30

 5 DICAS PARA NÃO PERDER O HORÁRIO E DEIXAR DE FAZER A PROVA.

  • Faça o trajeto da prova dias antes;
  • Marque o tempo que você levou para chegar ao local da prova;
  • Veja as linhas de ônibus que o leve ao local de prova;
  • Guarde dinheiro para o dia da prova, pois você poderá usar com Táxi ou Uber (Em caso de atraso ou qualquer acontecimento extra).
  • Confira seu material e documentos – não esqueça as canetas e RG
Enem-2016. Blog sem garagem.com
Blog sem garagem.com

10 DICAS DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM

 

            Muitos alunos têm dificuldade de concentração na hora de estudar ou fazer provas. Caso esse seja seu problema não é necessário entrar em desespero. Seus problemas acabaram. Leia a seguir 10 dicas que aumentarão suas chances de se dar bem nos estudos.

 

1 – É importante escolher apenas um lugar para estudar. É legal escolher um local que se pareça com o ambiente da prova; por isso escolha um local calmo, arejado, bem iluminado e sem distrações.

2 – Não estude ouvindo música, principalmente se for com fones! A música durante os estudos atrapalha, pois tira a concentração.

3 – Crie uma agenda, calendário ou cronograma. Assim você conseguirá manter um ritmo de estudos de maneira organizada.

4 – Procure estudar nos horários que sua mente estiver mais ativa. Respeite seu organismo. Não force seu relógio biológico!

5 – Não estude com fome ou cansado. Você não terá concentração suficiente para prosseguir com os estudos.

6 – Não tente estudar e querer usar o computador, celular ou TV. Não tem como fazer várias atividades ao mesmo tempo. Imagine-se no dia da prova – você não terá nada além do conhecimento, lápis e caneta!

7 – É importante organizar os conteúdos.  Para cada dia da semana escolha estudar matérias próximas – Além de dividir os conteúdos. É importante saber que estudar conteúdos muito longos pode atrapalhar na aprendizagem.

8 – Deixe sua mente tranquila. Pronta para receber apenas os conteúdos! Não pense nos problemas – mesmo sabendo que eles existem.  Na hora de estudar é importante focar apenas no que pretende estudar.

9 – Faça cartaz explicativo – Mapas mentais –  Relacione o conteúdo com algo concreto ou ligado a sua vida. Ajuda a não esquecer as regras ou cálculos.

10 – Dê tempo a você durante os estudos. Crie intervalos para relaxar. Pense como funciona sua escola. Você não fica o tempo todo em sala de aula – sempre tem o momento do “recreio”. Beba água, escute uma música ou converse com alguém. Depois volte aos estudos.

           DICAS EXTRAS

1 – Faça testes, provas antigas. Resolva muitas questões de ENEM passados. É importante treinar. Lembre-se, treinando chegamos a perfeição.

2 – Leia jornais, revistas ou BLOGS ( O nosso por exemplo) Mantenha um ritmo de leitura. Lembre-se, o ENEM é aquele momento “TEXTÃO”. Você necessitará de muito fôlego.

3 – Caso você não tenha costume de preencher gabarito – Treine-o em casa. Você precisará de muita atenção na hora.

Bom pessoal!

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Desejamos a todos muita sorte!!! E ótimos resultados!!!

Não perca – Amanhã daremos dicas para a redação!!! Fique ligadinho!

Deixe seu comentário e até breve!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários em “Informações úteis sobre o ENEM e algumas dicas de estudos.

  • 11 de outubro de 2016 em 04:21 04Tue, 11 Oct 2016 04:21:42 +000042.
    Permalink

    Que bom que gostou Regiane! E Obrigado pela visita em nosso BLOG. Você é muito simpática.
    Também não precisamos mais de fazer o ENEM. Um redator do BLOG fará o exame e por isso ele achou legal compartilhar essas informações.
    Beijos!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *