[Resenha] Duas histórias; dois caminhos e um final surpreendente!

Hoje resolvi fazer uma Resenha com a seleção de dois livros muito bacanas e narrados sob a ótica infantil/juvenil – isso mesmo – Duas histórias; dois caminhos e um final surpreendente! Eu estou apaixonado por (Standish e August).

Meu signo ama esses livros, pisciano, “se não for para se emocionar eu nem vou”. Eu adoro uma história com temática forte e que emociona – Apesar (sem tom irônico) de serem narrados por crianças, os livros levam seus interlocutores a pensar em questões políticas, sociais, preconceitos, aceitações e bullying. Ótimos para trabalhar nas escolas.

lua-1-1

1Confira abaixo a Resenha do primeiro Livro.

O livro “Lua de Larvas”, de Sally Gardner, é indicado para todos os públicos. Possui um enredo envolvente, narrativa rápida e que levará o leitor ao delírio – Só de pensar na persogem (Standish Treadwell), um jovem de aproximadamente 15 anos, que vive com seu avô num lugar totalmente opressor, com um governo autoritário e capaz de oprimir qualquer um que tente mudar o sistema. (Perfeito para o momento) ou ( Segunda Guerra). A narrativa ganha um lado mais aventureiro quando Standish e seu avô conhecem uns vizinhos bacanérrimos e amigáveis ( sonho de todos nós), Standish deixa de ser solitário e faz amizade com  Hector, um garotinho muito simpático, mas logo essa amizade sofre com o sumiço de Hector….rs… Aposto que ficou curioso… Bom, neste momento você precisa ler o livro para saber o que vai acontecer e como será o final de um garotinho com sérios problemas genéticos, Heterocromia, além de pobre e sofredor, mas com muita garra e força de vontade para “guerriar” contra aquele governo faraônico.

O autor Sally Gardner foi genial ao apresentar essa história a seus leitores – A obra é maravilhosaney e merece todo o destaque. Afinal, ele conseguiu reunir temas polêmicos, conflituosos e reflexivos – além da amizade que surge no decorrer do livro.

Eu adorei a história porque há muito preconceito no mundo literário quando se trata de livros com narrativas infantis – muitos não gostam de ler porque pensam que o livro não apresentará “conteúdo”, mas o que esse título demonstra é que a sociedade precisa de mais pessoas como o personagem principal, e como você que depois daqui vai ler o livro e tentar mudar as pessoas ao seu redor.

2

A segunda resenha apresentada aqui é do tipo que você precisa ler para conhecer a indicação de um dos meus favoritos no quesito emoção/comoção. Também é essencial para nós professores, pedagogos e gestores que  convivem todos os dias com a temática da inclusão nas escolas.

Resenha

O livro ,“Extraordinário” , de R. J. Palacio, conta a história de August Pullman, ( Auggie), um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade fácil genética gravíssima. Sua infância não foi nada fácil e, marcada por idas e voltas ao hospital para fazer tratamento cirúrgico, a fim de resolver ou melhorar os problemas. Auggie nunca tinha ido à escola ou se quer cogitado a ideia de ir algum dia. Entretanto, ele não deixou de aprender algumas “coisas” – sua mãe era muito dedicada e ensinava o que podia a seu filho. Num belo dia sua mãe tem a brilhante ideia e propõe que ele fosse à escola para fazer a matrícula e estudar, Mas o garoto estava assustado e pensativo, afinal, Auggie nunca tinha ido ao colégio, tinha muito medo de sofrer por conta de sua aparência. Mesmo assustado e pensativo ele resolve ir até lá.

E o que acontece? Será que ele vai se enturmar? Sofrer por conta de sua aparência? Fazer amizades? Desistir da escola? Humm…

Eu sei a resposta de todas as perguntas, mas sugiro que você compre o livro para poder conhecer mais sobre Auggie.

A vida nos coloca diante de várias situações – E comigo não foi diferente. Todos nós vivemos com medos, eu aceito o medo de Auggie e concordo com ele – Não é fácil ser diferente (principalmente nos dias atuais) Imagina você sair do conforto do seu lar, com pessoas amorosas e encarar o mundo real? Com pessoas capazes de maltratar, fazer piadinhas e agir com preconceito – Sim, vão existir pessoas assim – Mas também existirá quem vai aceitar amar e se dedicar pela sua amizade. Por essas pessoas que eu digo que vale apena colocar sua vida para ser vivida.

Para aqueles que amam ler o livro e ver o filme – Confira as duas surpresas:

EXTRAORDINÁRIO – o Filme. Data de lançamento 11 de maio de 2017

Direção: Stephen Chbosky. Elenco: Julia Roberts, Jacob Tremblay, Noah Jupe, e grande elenco. Gênero Drama

Book trailer de Extraordinário, de R. J. Palacio

Fonte do Booktrailer: Editora Intrínseca

O que você achou da Resenha ? Deixe sua opinião. Participe conosco ou segue a gente nas redes sociais. Beijos e Até a próxima Resenha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *