Cinco ideias simples para você não cair na Rotina.

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre a Rotina – Sim, a rotina! Algo que normalmente não discutimos, não sei porque, talvez porque ela não deixa! Neh ? mas  esse assunto me chamou atenção depois de ler um texto maravilhoso do Jornalista e Escritor brasileiro, Otto de Oliveira Lara Resende para minha turma da EJA.  

Confira como foi desenvolvido o assunto e algumas dicas legais! Não esqueça de comentar no final. 

 Trabalhando com meus alunos da E.J.A. ( Educação de Jovens e Adultos) sobre alguns temas do cotidiano escolhi falar sobre a Rotina e para contextualizar nossa conversa escolhi o texto intitulado como “Vista Cansada”.

Eu não achei o texto do nada Heim! gente –  na verdade esse texto chegou  em minhas mãos por meio de uma amiga  e – na curiosidade – guardei em meu  portfólio esperando o dia que usaria.

Pois bem o dia chegou!

Fiz a leitura do texto para minha turma da 8ª Etapa/EJA. Deixei que eles pensassem no assunto e respondesse um questionário que acompanhava o texto e,  logo em seguida,  fiz as indagações sobre o tema – abordei o assunto de forma bem simples e fiz com que os alunos pensassem  na rotina que levam.

Como a vida poderia ficar melhor se parassem para entender como  a rotina interfere em hábitos no trabalho, escola e lazer .

Estas foram algumas reflexões. As respostas foram diversificadas, cada aluno expôs o que pensa sobre o assunto e ainda ficou acordado em mudar algumas atitudes. Fiz uma lista de comprometimento, nela está algumas sugestões de como podemos alterar algumas atitudes em nosso dia a dia. Todos concordaram em fazer.

O objetivo não é atrapalhar a vida de ninguém – apenas mudar alguns hábitos e passar a ver a vida por outro ângulo. É, com certeza, um exercício diário – com a prática as mudanças irão ocorrer.

Veja abaixo como ficou a lista simples da mudança saudável.  Vocês pode criar o seu TOP 5 da mudança saudável a partir da sua realidade.

Cinco ideias simples para você não cair na Rotina.

 TOP 5 da mudança.

Antes                                                                                        Depois

  1. Ao acordar levanto e vou  direto ligar a TV                          1. Ao acordar levanto e ligo o rádio.
  2. Tomar banho, escovar os dentes.                                           2. Escovar os dentes, Tomar café, Banho
  3. Arrumando meu material/ bolsa.                                          3.  Arrumar o material no dia anterior.
  4. Sempre o mesmo caminho.                                                     4. Observar mais o meu trajeto.Flores, casas e pessoas.
  5. A mesma mesa de trabalho.                                                     5. Mudar a mesa de trabalho – Flores, Fotos, Objetos..

Os alunos amaram as mudanças e disseram que fariam diferente ou tentariam mudar algum hábito. Eu fiquei super feliz sobre nossa conversa/aula. Farei mais vezes aulas assim, pois a participação do meu aluno sempre rende assunto pra vida toda! Sempre aprendo com todos! E aí ? O que você achou da proposta de mudar hábitos ?

Fiz um texto bem curtinho e numa linguagem bem simples, como vocês sabem a proposta do blog é ser bem coloquial, mas com conteúdo banaca! Beijos, Abraços e até a próxima.

 

Fonte do texto “Vista Cansada”

Otto de Oliveira Lara Resende – publicado  no jornal “Folha de S. Paulo”, edição de 23 de fevereiro de 1992.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *